sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MACACO-NARIGUDO (Nasalis larvatus)




O macaco-narigudo é um primata nativo de Bornéu, uma ilha localizada no continente asiático pertencente a três países: Indonésia, Malásia e Brunei.
Esse nome está associado ao aspecto físico dos machos da espécie que possuem um nariz bem grande podendo atingir 7 cm de comprimento. O nariz possui vários vasos sanguíneos e inicia seu desenvolvimento na fase juvenil. Ele tem duas funções muito importantes: atrair as fêmeas e aumentar a intensidade de sons que emite, como por exemplo, o som de aviso de uma possível ameaça.
Os machos pesam até 24 kg com pouco mais de 70 cm de comprimento de corpo, as fêmeas pesam até 12 kg com 60 cm de comprimento corporal. A cauda do macaco-narigudo chega a cerca de 70 cm de comprimento. A pelagem é parda alaranjada que vai se acentuando com o tempo.
Habita mangues e florestas. Vive em grupos compostos por um macho, várias fêmeas e filhotes. Os grupos são formados de 10 a 32 indivíduos.
No geral é um animal pacífico, além de viver em meio às árvores também gosta de água e nada bem.
Sua alimentação é composta de brotos, folhas, frutas e sementes. O impressionante é que segundo pesquisas, o macaco-narigudo é um primata ruminante. Porém a regurgitação é feita de forma diferente dos ruminantes tradicionais, como o cervo do pantanal por exemplo. O macaco-narigudo força o abdome para que o alimento volte, faz pressão na garganta e o puxa com a mão e começa a remastigação.
A gestação dura cerca de 6 meses e nasce apenas um filhote, o qual apresenta pelagem preta e a pele do rosto azulada, a medida que vai se desenvolvendo adquire a coloração típica da espécie.
O macaco-narigudo é classificado pela IUCN como animal ameaçado de extinção principalmente devido à perda de habitat e a caça, apesar de ser protegido por lei em toda Bornéu.

Fonte: http://www.animaisemdestaque.com/?p=1652

Nenhum comentário:

Postar um comentário