sexta-feira, 16 de novembro de 2012

GUARIBA / BUGIO (Alouatta macconnelli)


Fonte: http://iwokramacanopywalkway.com/mammals.html

Com grupos pequenos de aproximadamente 6-9 indivíduos, estes primatas de hábitos discretos e vocalização conspícua são ouvidos principalmente no final da tarde.
É comum escutá-los durante as madrugadas na floresta de terra firme embora seu comportamento noturno seja pouco conhecido. Utilizam a parte mais alta da floresta para se abrigar. Esta espécie de guariba é muito freqüente desde a floresta de terra firme até os mangues da costa norte do Amapá, ocupando também áreas de mata ciliar em ambientes de cerrado. Não ocorre nos municípios de Macapá e Santana, onde é aparentemente sucedida pelo guariba-preto (Alouatta belzebul). Os limites de distribuição entre estes dois primatas e a possibilidade de simpatria ainda são desconhecidos.
Possuem hábito folívoro, embora se alimentem também de frutos. O consumo de frutos pode ser superior ao de folhas, dependendo da época do ano e do ambiente. Encontram se na margem norte do rio Amazonas, desde os rios Negro e Orinoco até a costa atlântica, incluindo as ilhas Gurupá e Pará, estendendo-se ao norte até o Oceano Atlântico, nas Guianas e Venezuela. Aparentemente ausente do sudeste do Amapá, onde parece ser substituída por Alouatta belzebul.

Fonte: http://www.biodiversidadedoamapa.net/guariba.php



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário