quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MANDRIL (Mandrillus sphinx)

Figura 1: http://www.flickriver.com/photos/danielsalles/popular-interesting/      
Figura 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandril
 

Os machos são bem mais vistosos que as fêmeas, como é comum em muitos animais. A coloração - que nas fêmeas é mais suave - faz com que esses animais sejam inconfundíveis nas florestas de Camarões, Congo e Gabão, seu habitat natural.
Quando ameaçado por predadores ou pela aproximação de um rival, o mandril exibe uma outra marca peculiar: o espantoso dente canino com cerca de 6 centímetros de comprimento.
Esses macacos costumam evitar grandes campos abertos. Podem ser observados em florestas tropicais densas, próximas a rios e riachos.
Assim como os babuínos, os mandris mantêm uma dieta bem variada, com preferência por frutas. O cardápio inclui insetos, caracóis, répteis e pequenos mamíferos.
Em cativeiro, chegam a viver por cerca de 45 anos, mas em habitat natural dificilmente ultrapassam os 25 anos.
O macho adulto forma uma sociedade com 5 a 10 fêmeas adultas e indivíduos jovens. O número de machos não ultrapassa 10% da população adulta, por isso é bastante comum a luta entre machos pelo domínio e a prioridade para a procriação dentro do grupo.
Quando adultos, os machos alcançam um metro de comprimento e cerca de 60 centímetros de altura. A cauda não mede mais que três centímetros.

Fonte: http://www.ninha.bio.br/biologia/mandril.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário